sexta-feira, 20 de agosto de 2021

2° Tenente Nascimento: cem anos combatendo o bom combate

O herói maranhense Benedito Bernardo do Nascimento, ex-combatente da FEB no Teatro de Operações da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial (1944-1945), comemora nesta sexta-feira, 20 de agosto, o centenário de seu nascimento.  

Benedito Bernardo do Nascimento, filho de Pedro Rafael do Nascimento e de Joana Campelo Nascimento (in memorian), Seu Biné, como é carinhosamente conhecido, foi um dentre tantos pracinhas que lutaram destemidamente contra o nazi-fascismo em solo europeu, mais precisamente na Itália.

O então soldado Nascimento, que foi agraciado com várias medalhas e honrarias, dentre elas a Medalha da Campanha da FEB e a Medalha de Sangue, nasceu no dia 20 de agosto de 1921, na cidade de Viana, mudando-se para a capital São Luís, ainda menino, com apenas 12 anos de idade, em 23 de outubro de 1933. Desembarcando na Rampa Campos Melo, em 29 de outubro do mesmo ano, indo morar no bairro do Anil, residindo apenas um mês, já que o seu tio o levou para morar no Centro da cidade, na Rua do Portão n° 10, nas proximidades da Rua Jansen Muller, na residência do senhor Artur , proprietário da Casa Jaú, na Rua dos Afogados, em frente à Padaria Santa Maria, que a época se chamava Padaria São José, ficando aos cuidados desta família até 1940.

Ainda jovem conheceu a sobrinha do seu Artur, Deusimar Castro Martins (in memorian), vindo a casar-se com ela no dia 04 de novembro de 1944, construindo uma bela e unida família de cinco filhos, quatorze netos e seis bisnetos.

Estudante do Ginasial no Centro Caixeiral, localizado na Rua da Palma, em frente à Praça Benedito leite, teve que abandonar seus estudos para trabalhar em comércio. Empregou-se na mercearia Neves, na Rua Oswaldo Cruz e, mais tarde, na construção e ampliação do antigo Campo de Aviação (Aeroporto do Tirirical). Trabalhou,  ainda em um comércio localizado na Rua da Concórdia, de canto para Rua do Norte, 46, nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1941 se alistou no 24º Batalhão de Caçadores, incorporado para servir no ano de 1943. Dando baixa do Serviço Militar no dia 03 de novembro de 1944. Com apenas dois dias, após ter dado baixa, foi chamado as dependências do 24º BC e designado para viajar para o Rio de janeiro, e consecutivamente, para Itália, na função de rádio telegrafista. Após dezessete dias de viagem a bordo de navio foi do Rio de janeiro a cidade de Nápoles na Itália, o soldado Nascimento foi encaminhado diretamente para o Depósito do Pessoal da FEB, como chamava-se os acampamentos dos militares brasileiros naquele país 



Na volta da Itália, após o término da guerra, em outubro de 1945, passou pelos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Piauí, vindo de trem até São Luís, onde continuar trabalhando no comércio, até 1947.  Casado com a Deusimar teve seu primeiro filho que veio infelizmente falecer ao nascer, foi morar na residência do senhor Mário, marido da tia de sua esposa, localizado na Rua Senador Costa Rodrigues, 776, antiga Rua de São Pantaleão, no Centro, ficou empregado na firma comercial J.C. Sales e Cia (comércio de representação de remédios), localizada, na Rua 28 de julho, no desterro onde permaneceu até 23 de agosto de 1949.

Por decreto do Presidente da República Getúlio Vargas, em agosto de 1949, todos os ex-combatentes teriam prioridade de empregar-se no Serviço Público Federal e Benedito Nascimento foi laborar primeiramente, na Estrada de Ferro São Luís-Teresina e depois na Sub-Contadoria do Ministério da Fazenda, galgando mais tarde o cargo de Agente de Portaria, onde se aposentou em 1981.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com