sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Os Vampiros: “A noite dos Mascarados, Encontro dos Enamorados”


O bloco tradicional Os Vampiros, do bairro da Cohab, é outra agremiação que se organiza para brigar pelo campeonato da categoria em 2014 e no próximo domingo, 02 de fevereiro realizará seu alegre arrastão pelas ruas da Madre Deus, com concentração na Vila Gracinha, às 17hs. O bloco promete muita alegria e emoção ao desfilar na passarela do samba do Anel Viário o lindo tema “A Noite dos Mascarados, Encontro dos Enamorados”, uma homenagem a um dos ícones da música popular brasileira, Chico Buarque. O tema é do pesquisador André Luís Bezerra Ferreira, com samba-tema de Josias Filho e Luzian. 

Os Vampiros irá transmitir muito amor aos foliões pela batucada dos seus contratempos, retintas, cabaças e  ganzás e em mais uma de suas peripécias chegará ao Baile de Máscaras da Corte Momesca, mascarado e vestido com uma fantasia adornada em ouro e prata, iniciando sua saga por um grande amor. Na medida em que o som das canções ecoará pela passarela e ruas, sua linda poesia contagiará a todos. Será que dessa vez encontrará sua Colombina? 

Se pelas ruas encontrar o seu grande amor se vestirá de um alegre Arlequim, mas se lhe negar sua paixão, ele se despirá como um triste Pierrô, cantando pela ilha: "Pois é carnaval, Quem é você? Me diga se puderes dizer, por trás da máscara seus olhos tem mistérios, ninguém vê".


Fundado em uma manhã de Sábado, na Praça 11, Avenida 12, Rua 11, do III Conjunto COHAB Anil, onde se reuniu um grupo de amigos para tomar umas cervejinhas e relembrar o carnaval que havia passado. Na memória ficou marcada a lembrança daqueles blocos tradicionais que viram na Madre Deus. Que coisa majestosa! Linda! Exuberante! Enfim ficaram deslumbrados e encantados com aquele espetáculo todo e se perguntaram: "Porque não montamos um bloco desse aqui na COHAB?"

No primeiro momento a pergunta provocou um espanto para todos, mas com o desenvolvimento do bate-papo, foi cada vez mais fixa a idéia e quando se deram por conta, já estavem discutinodo nomes. "Pensávamos em uma alusão aos antigos carnavais, onde os blocos tradicionais recebiam nomes sátiros, como: OS BROTOS, OS VIRA-LATAS, OS VELHINHOS TRANSVIADOS, OS TARADOS, OS MAL ENCARADOS, daí o nome “OS VAMPIROS”, buscando passar para as pessoas a alegria, a fábrica de sonhos e ilusão que é o carnaval e sugar a tristeza e nostalgia dos foliões".


No ano de 2001, o Bloco Tradicional OS VAMPIROS entrava pela primeira vez na passarela na categoria de blocos tradicionais no grupo B, o grupo de acesso. Com o tema “SOU VAMP, UMA EXPLOSAO DE ALEGRIA, o bloco logo no seu primeiro ano de experiência foi consagrado campeão do concurso Oficial promovido pela Prefeitura de São Luís.

No ano seguinte o bloco entrou na Avenida para disputar o título no Grupo A, com o tema “CAROLINA A VIRGEM DAS ÁGUAS CRISTALINAS”, o bloco atingiu seu apogeu, o lugar mais alto do pódio e um título inédito no carnaval do Maranhão. Foi o consagrado CAMPEÃO do grupo A, título este que levou o bloco a escrever uma historia inesquecível no carnaval maranhense, pois até então, nenhum bloco tinha sido campeão dois anos seguidos em grupos diferentes e só com dois anos de idade.Participou ainda no mesmo ano do Festival Internacional de Música de São Luís, na comemoração dos 390 anos da cidade, interagindo culturalmente em escala global com os mais diversos ritmos, estilos, origens, crenças e culturas.


Em 2003 o bloco entrou na passarela pela terceira vez, com o tema “HORIZONTE DO ORIENTE”, o bloco ficou em segundo lugar apresentando a mais bela fantasia do carnaval e também a melhor música, graças ao trabalho desenvolvido durante o ano inteiro por sua diretoria.

Em 2004, Os Vampiros apresentaram o tema “BARREIRINHAS, O ÍCONE DAS AMÉRICAS”, exaltando as belezas naturais dos lençóis maranhenses. Em 2005 em forma de canto e poesia foi apresentada uma proposta reflexiva sobre a vida e o universo, com o tema “OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA: ÁGUA, TERRA, AR E FOGO”.


Já em 2006, foi a vez de exaltar o elemento mais tradicional do carnaval, o matreiro ARLEQUIM, e a proposta apresentada para o concurso, teve como tema “O DIVINAL ARLEQUIM QUE VIROU VAMPIRO PARA ENCANTAR O CARNAVAL”, conquistando a segunda colocação no concurso. Em 2007, apresentou “O DEUS TUPÃ E A SUA CRIAÇÃO”. No ano seguinte o tema “ENCANTOS, TAMBORES E MAGIA NA CORTE DA VAMPIROMANIA”.

No ano de 2009, em comemoração ao ANO DA FRANÇA NO BRASIL, o bloco traduziu em canto e alegria o sentimento de igualdade, liberdade e fraternidade, ideais da Revolução Francesa, com o tema “NUM SONHO FRANCÊS O ADEUS A FLÔR DE LIZ”, ficando em quarto lugar no concurso do carnaval maranhense. Nesse periódo Os Vampiros participou das manifestações momescas da cidade de Barra da Corda No ano em que se comemoraram dez anos da fundação do Bloco Tradicional Os Vampiros, 2010, se deu ênfasea presença da cultura africana no carnaval maranhense com o tema “Ojú Obá: Um rei africano no reinado de momo”, sagrando-se campeão do carnaval deste ano.

Viajando no túnel do tempo, Os Vampiros foram buscar inspiração para mais um carnaval e, se depararam com o império Persa, portanto, a temática foi fundamentada na Antiga Pérsia cujo tema foi “Do luxo à alegria sou o príncipe da Pérsia no reinado da folia”, conquistando o segundo lugar no concurso de passarela promovido pela prefeitura de São Luís.


No carnaval de 2012, em virtude das comemorações dos quatrocentos anos da cidade de São Luís, o Bloco Tradicional Os Vampiros a homenageou cantando seu samba em forma de toadas aos sotaques do Pindaré, Costa de Mão, Zabumba e Orquestra da expressão maior do nosso folclore: o bumba meu boi, com o tema Na Tradição do Bumba Meu Boi do Maranhão “Vampirar” é o meu refrão.

Para o carnaval de 2014 OS VAMPIROS apresentam ao carnaval ludovicense uma homenagem Para tanto, a música “Baile dos Mascarados”

3 comentários:

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com