terça-feira, 4 de maio de 2021

Os Candangos realiza solenidade de fundação no aniversário do Guará


Na próxima quarta-feira  (05), às 19h30, no Ceará Express, localizado na  QE 40, Lote 02, Loja 1A, no Polo de Modas, ao lado do Parque Denner, a Associação Recreativa, Cultural, Educacional, Ambiental e Esportiva “Os Candangos” realizará a solenidade presencial de sua fundação. Na oportunidade será aprovado o Estatuto e realizada a escolha e posse da diretoria. Além disso serão assinadas as atas para registro em cartório da entidade, fundada no dia 31 de março de 2021, em reunião virtual pelo Google Meet. 

A Associação Recreativa, Cultural, Educacional, Ambiental e Esportiva “Os Candangos” é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos que utilizará no desenvolvimento dos seus projetos culturais o nome de “Os Candangos”. Associação tem por finalidades: elaborar e ou executar projetos de pesquisa e desenvolvimento relativos a aspectos social, político, econômico, racial, religioso, ambiental, educacional, cultural, humanitário, esportivo entre outros; apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de educação profissional, especial e ambiental; promover a cultura e a arte em todas as suas manifestações e a defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e natural; desenvolver a prática desportiva e de recreação, bem como atividades associado-educativas; instituir um espaço de reflexão e de busca de soluções sobre as minorias, a etnia,discriminação sob qualquer forma, a educação, a seguridade social, a cultura, a ciência e a tecnologia,a comunicação social, o ambiente, a família, a criança, o adolescente, o idoso, os índios, os negros, a independência financeira e qualquer outro tema previsto na Ordem Constitucional Brasileira; proporcionar a capacitação laborativa e empreendedora, preferencialmente, de excluídos ou de pessoas a eles equiparados, tais como os negros, os índios, as mulheres, os homossexuais, dos profissionais do sexo, crianças, adolescentes e idosos; promover a educação, mediante financiamento com recursos próprios ou de terceiros,incluindo ações de alfabetização de crianças, adolescentes, adultos e idosos; ações no ensino fundamental, básico, médio e superior, profissionalizante, tudo direcionado para a formação, a capacitação, a atualização e a qualificação empreendedora, especialmente para reduzir e, se possível, eliminar a dependência financeira dos indivíduos; entre outras.

O carro chefe de seus projetos será o  primeiro Bloco de Ritmo, de Batucada ou de Tambor Grande (blocos tradicionais ludovicenses) no Distrito Federal, que por meio de um repertório de músicas compostas por compositores maranhenses e regionais e com a utilização de figurinos que fazem referência ao meio ambiente, apresentando pelas ruas, praças e escolas públicas um pouco da cultura popular maranhense que será produzida no Guará. O grupo será integrado por jovens moradores da cidade em situação de risco social e por estudantes das escolas públicas. Na coordenação artistas e lideranças comunitárias da cidade. 

Os Candangos conta com o apoio da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (A.M.B.C), dos blocos Tradicionais Reis da Liberdade, Os Foliões e os Tremendões,  da Escola de Samba Império do Guará e do Boi de Seu Teodoro. Além do pedagogo e ritmista Carlos Luis Nascimento e do pesquisador e carnavalesco Luis Carlos Nascimento,ex-diretores dos Versáteis e fundadores do bloco Os Feras. O cantor, compositor e Mestre dos Blocos Tradicionais Jorge Faray e o escritor Irandir Marques Leite. 

De acordo com o produtor cultural, DJ, compositor e ritmista Henrique Machado, um dos idealizadores dos Candangos,  a cidade do Guará tem como vocação os eventos comunitários e nas áreas públicas, além de residir uma gama de artistas, bandas, produtores e Coletivos das mais variadas vertentes culturais, um grande Celeiro Cultural, se destacando como a "Cidade do Reggae" no Distrito Federal. Suas características são muito parecidas com a capital do Maranhão São Luís.  

"Apaixonado que sou pelo ritmo e que estou afastado desde 2010, quando fui à São Luís para brincar nos Feras, resolvi pensar em uma brincadeira de cultura popular nascida e fomentada no Guará, com um viés sociocultural e ambiental, com um repertório que explore as questões ambientais e que pudesse integrar a comunidade, principalmente os que estão em situação de risco social, e comunidade escolar. Um caldeirão de ritmos populares brasileiros, tendo como base rítmica a batida binária dos blocos tradicionais que encaixa qualquer melodia e ritmo."  

 Porque Os Candangos?




Candango é uma palavra de origem angolana, da língua Quimbundo (família lingüística Bantu) que significa “gente ruim” ou “pessoa desprezível”. Usada originalmente para designar traficantes de escravos portugueses, passou a ser sinônimo de trabalhadores braçais sem qualificação. 


Era exatamente esse o perfil de milhares de brasileiros de todo o país, principalmente do nordeste, que migraram nos fins dos anos 50 e início dos anos 60 para Brasília, Distrito Federal. Por isso, ganharam também o apelido de candangos, guerreiros que a custa de muito esforço, dedicação e trabalho duro ajudaram a construir a nova capital federal do Brasil. 


Desde então, ser candango passou a ser motivo de orgulho, sinônimo de trabalhador esforçado e diligente. Inspirou até um modelo de jeep da DKW-VEMAG de motor dois tempos e tração integral. Simples, forte e guerreiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com