quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Mata do Xem-xem: André Amaral discute soluções com o Ministro do Meio Ambiente


O deputado Federal André Amaral (PMDB/PB) se reuniu nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2016, na Câmara dos Deputados, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para buscar soluções para a Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-xem, localizada no município paraibano de Bayeux. 

Segundo André Amaral a reserva tem sido alvo de depósitos de lixo, desovas de corpos, invasões de terra e queimadas, bem como, é utilizada para abrigar o tráfico de drogas na região. “Expus ao ministro Sarney Filho a minha preocupação com a situação do meio ambiente no estado, principalmente com a recuperação da Mata do Xem-xem que é um importante berço de rios e ambiente natural de muitas espécies.”, afirmou o parlamentar. 

O ministro do Meio Ambiente Sarney Filho sensibilizou-se com o quadro da região, apresentado pelo parlamentar, e se colocou à disposição para discutir e buscar soluções para os problemas ambientais na Paraíba.  

Ficou decidido que o deputado André Amaral irá destinar emenda parlamentar para recuperação da Mata do Xem-xem e solicitará ao Ministério do Meio Ambiente a transformação da reserva em Unidade de Conservação Nacional.


Mata do Xem-xem

A Unidade de Conservação Estadual da Mata do Xem-xem, estabeleceu-se em 28 de agosto de 2000, pelo decreto estadual nº 21.252. Popularmente conhecida como Mata do Xem-xem, é uma área de proteção ambiental estadual. O acesso ao local se dá a partir das rodovias BR-230, BR-101 e PB-042.

Xem-xem tem sido utilizada pelo Centro de Treinamento do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado para atividades de treinamento diversas, assim como pelas comunidades do entorno e escolas, que também fazem uso dela para lazer e recreação e educação ambiental. 

Com superfície de 181,22 hectares, a reserva contém importantes vertedouros d'água, como as nascentes do rio Marés, que abastece parte de João Pessoa.

A reserva apresenta vegetação caracterizada pela formação de exuberante floresta subperenifólia costeira, mais conhecida como Mata Atlântica, com trechos de floresta subcaducifólia e cerrado.  Associada a ela, encontra-se a mata de restinga, vegetação típica de solo arenoso, com predominância de espécies arbustivas.[9]

Embora raros, dentro da unidade podem ser vistas algumas espécies de mamíferos, como tamanduá-mirim, preguiça e cotia. Outrora comuns, as marracas-caneleiras aparecem eventualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com