segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Secretário de Turismo participa de reunião para consolidar roteiro da Rota das Emoções

O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, participou de reunião com os prefeitos dos 14 municípios que compõem a Rota das Emoções, para debater o compromisso de efetuar ações que consolidem o roteiro turístico integrado. Formada por municípios do litoral do Maranhão, Piauí e Ceará, a Rota inclui três grandes destinos turísticos do nordeste: Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) e abrange 500 mil hectares de território preservado por Áreas de Proteção Ambiental (APAS).

No encontro, ocorrido em Barreirinhas (MA), na sexta-feira (7), estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Água Doce do Maranhão, Araioses, Santo Amaro, Paulino Neves, Humberto de Campos, Jijoca-Jericoacoara, Primeira Cruz, entre outras cidades. Também participaram os deputados estaduais Graça Paz, Marcelo Tavares, Rubens Pereira Junior, além de representantes do trade turístico de Barreirinhas, secretários de Turismo, Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e  outros parceiros.

“A Rota das Emoções vai fortalecer os três estados que a compõem e todos somos responsáveis por esse destino”, destacou Jura Filho. Segundo o secretário, é preciso entender que o turismo começa no município e é nele que se deve trabalhar através de qualificação do mercado e investimentos. Ele ressaltou, ainda, que para se ter sucesso, é preciso avançar em bloco, com  todos os três estados unidos em torno do mesmo objetivo.

Representando o ministro Gastão Vieira no evento, Fabiana Lira ressaltou a participação de todos na iniciativa. “É preciso construir um planejamento de baixo para cima, para que os municípios sejam os autores do processo”, afirmou a representante do Ministério do Turismo. Ela destacou, ainda, o convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de mais de R$ 1 milhão, entre Brasil e Espanha, para fortalecer o roteiro.

O prefeito de Barreirinhas, Léo Costa assinalou que o projeto do consórcio é a retomada de um antigo planejamento, que agora está sendo concretizado. “A semente já está plantada e nós estamos readubando para que ela nasça com mais força”, afirmou.

Após a reunião, foi realizada uma visita ao Aeroporto de Barreirinhas, que teve seu registro homologado pela Agência Nacional de Aviação (Anac), no dia 27 de janeiro. Nos próximos dias o Instituto de Comando da Aeronáutica vai emitir um Aviso Público, marcando a última etapa para a abertura do aeroporto ao mercado de empresas de aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com