segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tribo Tapiaca Uhu: resistência e beleza da cultura indígena maranhense


Surgiu em 19 de abril de 2.000, no alto do Goiabal na Madre Deus em São Luis do Maranhão, vindo do projeto "Pruit-í Icot" (boi gordo), que foi idealizado pelo atual tesoureiro da Associação Tapiaca Uhu e Diretor Artístico Walmir Ramos, que na passarela representa o Chefe da Tribo.

Envolvido com comunidades Indigenas e prestando serviços beneficentes, por falta de apoio, teve a idéia em formar um grupo de danças Indígenas que logo foi registrado como Tribo de Indio na AMBC (Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos).

Constituída por membros do próprio bairro conta com um núcleo base formado por 75 componentes que se apresentam o ano todo, chegando a desfilar na avenida com 300 pessoas.


Inspirado na verdadeira cultura das tribos do Maranhão, bem diferente das tradicionais e renomadas tribos de outrora como Os Apaches e Os Sioux, que eram retratos da cultura indígena norte-americana, fortemente influenciados pelo anos áureos dos filmes de bang-bang. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com