segunda-feira, 27 de abril de 2015

Governo do Maranhão vistoria escolas e amplia diálogo com comunidade escolar


Seguindo determinação do governador Flávio Dino para o acompanhamento continuo às escolas e ampliação do diálogo com a comunidade escolar na busca da melhoria do Sistema Estadual de Educação, a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica estiveram, no sábado (27), na Unidade Regional de Educação (URE) de Itapecuru-Mirim. A visita faz parte das ações pela valorização do ensino e pela educação de qualidade.

“Esse é um momento ímpar para a URE de Itapecuru-Mirim. Pela primeira vez temos a presença de um secretário de Estado de Educação, aqui conosco, discutindo, nos ouvindo e tentando construir a educação que queremos”, destacou a diretora de Educação da Unidade Regional de Itapecuru-Mirim, Cleomar Rabelo.

A visita começou pela sede da Unidade Regional de Ensino de Itapecuru, onde a secretária Áurea Prazeres reuniu-se com a gestão da URE e das escolas da rede estadual de ensino dos 12 municípios que compõem a regional: Itapecuru-Mirim, Presidente Vargas, Vargem Grande, Cantanhêde, Pirapemas, Nina Rodrigues, São Benedito do Rio Preto, Belágua, Anajatuba, Urbano Santos e Miranda do Norte.

A equipe da Seduc, que contou com a presença da superintendente de Educação Básica, Elionai Brasil, ouviu os gestores sobre as demandas em cada escola. Entre as principais necessidades apontadas pelos gestores estão a ampliação do quadro de professores, merendeiras e pessoal administrativo.  “Na minha escola, há anos eu sou a merendeira, sou a serviços gerais, e às vezes vou pra sala de aula. O que menos sobra é tempo pra eu ser gestora da escola. Mas, eu vejo surgir aqui uma esperança de que isso possa mudar”, ressaltou a professora Claudiceia Granjeira Oliveira, gestora do Centro de Ensino Desembargador Emésio Araújo, do município de Belágua.

Em relação à infraestrutura das escolas, as principais demandas são relativas à falta de manutenção dos prédios. O professor Emanuel Messias Veras, do CE Santos Dumont, de Vargem Grande, relatou que a comunidade escolar da cidade trabalha unida pela qualidade da escola e pela satisfação dos estudantes. “Na nossa escola o grêmio estudantil funciona e com ótimas parcerias. Houve redução no índice de evasão escolar e, consequentemente, melhoramos nosso índice de aprovação. O nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também melhorou e queremos avançar ainda mais. Eu posso dizer que temos uma escola que tem dificuldades, mas, que funciona”, enfatizou.

“Quem tem bons resultados deve ter incentivo para continuar progredindo e melhorando os índices educacionais. Quem tem problemas precisa ser ajudado para superar a deficiência e mudar os índices. É por isso que estamos percorrendo as regionais, dialogando com gestores, detectando e discutindo os problemas para que juntos possamos encaminhar soluções. A política educacional do governo Flávio Dino é uma política de valorização da escola, do educador, do estudante, e principalmente de valorização do ensino”, declarou a secretária Áurea Prazeres.

Na oportunidade, foram debatidas as ações de valorização do ensino e a secretária apresentou aos gestores a estrutura do ‘Programa Escola Digna: pacto pela qualidade da escola pública do Maranhão’, compreendendo eixos estruturantes de atuação como a formação continuada, regime de colaboração com os municípios, ensino médio integrado em tempo integral, avaliação, gestão educacional, e como eixo de transversalidade a pesquisa, ciência e tecnologia, com ações específicas que atenderão, inicialmente, os municípios com os menores IDHs do estado e se estenderá a toda a rede pública. Segundo a secretária, o trabalho da Seduc é para que as ações do programa sejam incorporadas pela comunidade escolar.

“Precisamos definitivamente quebrar paradigmas e chegou a hora de mudar de verdade, trazendo a família pra dentro da escola”, disse Ivaldo Rodrigues, vice-prefeito de Nina Rodrigues que participou de reunião com a equipe da Seduc.

Vistória a escolas de Itapecuru

Acompanhada pelo superintendente de Engenharia da Seduc, Carlos Eduardo, e da gestora da URE Itapecuru, professora Francisca Muniz, a secretária vistoriou os Centro de Ensino Ayrton Senna, Newton Neves e Wady Fiquene – Caic Itapecuru. “Será feito o orçamento e, em seguida elaborados projetos para aprovação e licitação para que possamos executar as obras de reforma”, informou Carlos Eduardo.

“A ação de vistoria às escolas é importante para a comunidade escolar. Nunca tivemos a visita de um secretário de Educação em nossa escola para ouvir e ver de perto nossas necessidades e, assim, encaminhar soluções. Nós acreditamos que agora as coisas vão acontecer”, disse a gestora do Caic, professora Maria Lúcia Abreu Machado.

A presidente do Grêmio estudantil do Caic Itapecuru também falou sobre a importância do diálogo e das vistorias. “Eu estudo aqui desde a quinta série, e é a primeira vez que eu vejo um secretário de Estado aqui. É muito importante esse acompanhamento. Nós temos professores competentes, mas, a nossa escola não está numa situação muito boa. E que bom que isto está sendo visto pelo Estado”, ressaltou Jéssica Santos Dutra.

“Estaremos continuamente nas escolas, acompanhando de perto o dia-a-dia, as necessidades e as demandas da comunidade escolar, além da fiscalização das obras de construção, reforma e ampliação desses prédios e trazer uma resposta mais rápida àquilo que for mais urgente. Já fizemos o mapeamento das escolas dos municípios com os baixos IDHs e agora estamos visitando os demais municípios”, salientou Áurea Prazeres.

Fonte: Ascom do Governo do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com