segunda-feira, 27 de abril de 2015

Brasil, Equador e Canadá reiteram compromisso com as Sociedades do Conhecimento

Ciclo Internacional de Debates, que reúne instituições públicas e privadas nos três países, servirá como estímulo à criação de uma rede de cooperação internacional sobre o tema


Acesso ao conhecimento, acesso às novas tecnologias e articulação entre governo e sociedade para a criação de políticas públicas de apoio à participação política do cidadão na sociedade do conhecimento são alguns dos principais temas a serem debatidos durante o evento Sociedades do Conhecimento Hoje: Ciclo Internacional de Debates, promovido pela Universidade de Brasília (UnB), por meio de seu Programa de Pós-graduação em Comunicação, em cooperação com a UNESCO no Brasil, e em parceria com o Núcleo de Multimídia e Internet (NMI) da UnB, o Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina (Ciespal), a Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O objetivo do Ciclo Internacional de Debates é reunir parceiros do setor público, do setor privado e da sociedade civil para debater e estimular a criação de uma rede de cooperação nacional e internacional, que possa reunir parceiros e propor recomendações para políticas, estratégias e programas voltados ao desenvolvimento e à inovação. Os debates serão realizados em três países, Brasil, Equador e Canadá, e terão início na Universidade de Brasília, no próximo dia 27 de abril, a partir das 14h. Mais informações e inscrições no site  http://socicon.unb.br.


A mesa de abertura será composta pelo Reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, o Representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, a Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite, e um representante da CNI.

A mesa de debate será composta por especialistas de diferentes países: o diretor do Ciespal, Francisco Sierra Caballero; o diretor da Divisão de Sociedades do Conhecimento da UNESCO, em Paris, Indrajit Banerjee; a Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite, o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Luiz Claudio Martino, e o Professor Associado da Escola de Meios da Comunicação Faculdade da Universidade do Quebec, Gaëtan Tremblay, que fará a apresentação principal. Após o lançamento do ciclo em Brasília, os dois próximos encontros serão realizados, este ano, durante o mês de julho, no Canadá, e em setembro, no Equador.

Neste primeiro evento, realizado no dia 27 de abril em Brasília, haverá um coquetel de lançamento da versão em português do livro “Renovando a Visão das Sociedades do Conhecimento para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável”, relatório que sintetiza outro ciclo de palestras da UNESCO, o SMS +10 - Cúpula Mundial da Sociedade da Informação dez anos depois, realizado em Paris em 2013. O texto ficou a cargo dos professores Robin Mansell, do Departamento de Meios e Comunicação da LSE-London School of Economics and Political Science e Gaëtan Tremblay, da Universidade do Quebec em Montreal, que estará presente no evento.

Serviço 

Local: Finatec - Campus Universitário Darcy Ribeiro. Asa Norte, Brasília, DF
Data: 27 de abril de 2015
Horário: 14h
Informações e inscrições: http://socicon.unb.br

Mais informações:

UNESCO no Brasil

Ana Lúcia Guimarães
(61) 2106 3536, (61) 9966 3287
a.guimaraes@unesco.org

Demétrio Weber
(61) 2106 3536,
d.weber@unesco.org


Universidade de Brasília

Ana Carolina Kalume Maranhão

(61) 3107-1217
ckalume@)gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com