quarta-feira, 29 de abril de 2015

Urias de Oliveira apresenta Griot “contos africanos” na Casa d'Arte


O Centro Cultural "Casa d'Arte", na Raposa, apresenta no dia 09 maio de 2015 (sábado), às 17 e 20hs, o espetáculo Griot “contos africanos” com o ator-performer Utias de oliveira.

A performance,  Griot "contos africanos" conta cinco mitos africanos(ioruba).Os mitos narram a criação do mundo movida pela força do maiordos orixás, ,o supremo Olorum -Olodumare,o tempo e segue descortinando os mistérios da criação da terra  e de seus habitantes. Revela ainda a presença das forças da natureza em cada um dos orixás, Nos quais olorum entregou aos seus cuidados os humanos. Naperformance podemos vislumbrar a importância e a presença de cada elemento da natureza em nossa vida cotidiana e no espaço que nos cerca.

O ator lança mão ,com simplicidade, de varias linguagens para compor a performance: contos,cantos,danças,projeções e manipulação de objetos,que são utilizados para ,em unidade conduzir o espectador ao fundo dos mitos que estão na base de nossa formação cultural brasileira.

Um griot(contador de histórias) narra 5 mitos da criação e apresenta Olorum o senhor supremo dos deuses africanos e outros orixas ,empenhados na criaçaõ da terra e dos seres humanos.A performance evolui do nada primordial para uma terra povoada por homens e mulheres que recebem ,como presente de olorum ,os tambores e a festa sagrada que da origem a religião africana  e  a todas as festas populares.


Casa d'Arte"

O "Casa d'Arte" é um centro de cultura criado na Raposa para propiciar espaço para criatividade, exposições, registros e difusão da cultura em todas as suas manifestações. É um lugar de encontro, circulação, criação e diversidade cultural para a comunidade, artistas, estudantes, educadores e profissionais em geral.

O espaço inspira e apoia processos e negócios colaborativos autênticos, dinâmicos, confortáveis, interativos e sustentáveis.

Serviço

Griot “contos africanos”

Onde: "Casa d'Arte"
           Rua do Farol, 9 - Alto do Farol - Estrada da Raposa - Raposa/MA - BRASIL
          CEP: 65.138-000
          Fone: (98) 99108.1951

Quando: 09 de maio de 2015 (sábado)

Horário: 17hs e 20hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com