terça-feira, 31 de março de 2020

SLU testa modelos de Papa Lixo no Altiplano Leste


Meta do SLU é instalar 382 novos equipamentos do tipo em todo o DF | Foto: SLU / Divulgação
Atendendo a uma demanda da comunidade, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instalou na última sexta-feira (27) três modelos de Papa Lixo na região do Altiplano Leste. Nesta fase inicial, a equipe técnica realiza testes para avaliar qual melhor estrutura para a operação naquela localidade.

Os contêineres semienterrados têm capacidade de 5 metros cúbicos (equivalente a uma caçamba) e permitem o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, o que minimiza os riscos de proliferação de ratos e baratas. Os equipamentos ficam em pontos estratégicos, em que os caminhões tradicionais de coleta não conseguem entrar, evitando o descarte irregular por parte da comunidade. Depois de um determinado período, um caminhão com braço mecânico retira o material depositado, que é encaminhado para áreas de descarte do SLU, como o aterro sanitário.

A meta do SLU é instalar 382 novos equipamentos como esse em todo o Distrito Federal. Atualmente há 99 papas lixo em operação no DF. Os lugares de instalação são escolhidos estrategicamente para atender regiões de difícil acesso, onde há descarte irregular de lixo.

No Altiplano Leste, a demanda pela instalação dos equipamentos partiu da própria associação de moradores. “Até um tempo atrás não tínhamos uma coleta de lixo regular, pois éramos uma área rural. Mas, com o tempo, foram surgindo novos condomínios e a região cresceu muito rapidamente, aumentando significativamente a geração de resíduos”, declarou o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste, Randolfo Martins.

“Tínhamos instalados alguns contêineres, mas era difícil manter a limpeza desses locais e havia muito descarte irregular. Solicitamos o papa lixo para o SLU e, agora, estamos nesta fase de testes. É uma excelente iniciativa e os equipamentos vão substituir nossos contêineres atuais”, acrescentou Randolfo.

A fase de testes, segundo o SLU, deve se estender pelo período de um mês. Definido o modelo mais adequado, os equipamentos serão instalados em definitivo na região do Altiplano Leste. Os locais receberão ainda projetos paisagísticos ao redor peças, para transmitir à população as mensagens de limpeza, saúde e cuidado com a cidade.



* Com informações do SLU-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com