quinta-feira, 16 de abril de 2015

Senado realiza sessão especial em homenagem aos índios


O Senado esteve reunido nesta quinta-feira (16) para homenagear os povos indígenas. Ao abrir a sessão, o senador João Capiberibe (PSB-AP) destacou os ataques sofridos pelos índios brasileiros. Um deles é a invasão de reservas, bem como a demora do governo federal em demarcar pelo menos 20 novas terras indígenas. Essas denúncias fazem parte de uma carta enviada no mês passado à presidente Dilma Rousseff pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

— Espero que eles não recebam do governo mais promessas, mas sim respostas concretas às reivindicações contidas na carta e a outras tantas que ao longo de décadas foram tomadas dos povos indígenas — reivindicou Capiberibe.

O senador informou ainda que há no Congresso Nacional projetos que podem tirar direitos dos índios. Um deles é a proposta de emenda à Constituição (PEC 215/2000), em análise na Câmara dos Deputados, que transfere o poder de demarcação de terras indígenas do Executivo para o Legislativo. A proposta permite, também, a revisão de demarcações já feitas.

De acordo com o líder indígena, seu povo quer ser visto como um igual. O índio não quer ter um tratamento especial, mas ser tratado como todo e qualquer brasileiro.

— Não somos melhores nem piores do que as demais minorias desse país. O que nós queremos, de fato, é ter condições de disputar de igual para igual com o filho de quem vive na favela, com o filho de quem vive na fazenda, com o filho de quem vive no centro da cidade — disse Truká.


A sessão especial foi marcada na semana de comemoração do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. A celebração faz parte da Semana de Mobilização Nacional Indígena 2015, de 13 a 16 de abril, organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), com eventos simultâneos por todo o país.

Fonte: Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com