sábado, 8 de fevereiro de 2014

Cronograma das obras de transmissão de Belo Monte é compatível ao de geração

O Ministério de Minas e Energia considerou “plenamente exitoso”  o resultado do leilão do leilão do bipolo em 800 KV/CC, da usina hidrelétrica de Belo Monte, realizado na manhã desta sexta-feira, 07 de fevereiro, na sede Bovespa, em São Paulo. 

Em nota, o MME esclarece que o cronograma dessa transmissão está “ inteiramente compatibilizado”  com o da geração. “O sistema de transmissão atual (Interligação Norte/Sul e a LT Tucuruí/Manaus) escoará a geração das 12 primeiras unidades de Belo Monte. A partir da 13ª. unidade, início de 2018,. Op escoamento da geração será efetuado pelo bipolo recémlicitado”, afirma o Ministério.


No leilão, o Consórcio IE Belo Monte, constituído por Furnas Centrais Elétricas S.A., State Grid Brazil Holding S.A. e Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. – Eletronorte, arrematou,  em lance único de R$ 434.647.038,00, os lotes A e B leiloados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL para transmissão da energia elétrica gerada pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. 

O certame de número 11/2013-ANEEL  teve um deságio de 38%, em função da oferta apresentada pelo vencedor. Foi licitado o Sistema de Corrente Contínua de ± 800 kV que conectará a Usina Hidrelétrica de Belo Monte à Região Sudeste, composto por uma Linha de Transmissão, com extensão aproximada de 2.092 km, e duas Estações Conversoras CA/CC com capacidade total de 7.850 MW. 

As instalações serão construídas nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Pará e Tocantins, com investimentos de R$ 5 bilhões, e deverão criar 13 mil empregos diretos durante a fase de construção. As primeiras instalações de transmissão entrarão em operação no ano de 2017.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia:

“O Ministério de Minas e Energia considera plenamente exitoso o resultado do leilão do bipolo em 800 kV/CC, da usina hidrelétrica de Belo Monte, realizado nesta data.

A participação de três consórcios e a obtenção de um deságio significativo (38%) confirmam a atratividade do empreendimento e do Setor Elétrico Brasileiro, no cumprimento rigoroso do seu planejamento.

O sistema de transmissão atual (Interligação Norte/Sul e a LT Tucuruí/Manaus) escoará a geração das 12 primeiras unidades de Belo Monte.

A partir da 13ª unidade, inicio de 2018, o escoamento da geração será efetuado pelo bipolo recém-licitado. 

O cronograma dessa transmissão está inteiramente compatibilizado com o da geração.

Brasília, 07 de fevereiro de 2014.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com