quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CNPq lança editais para duas modalidades do Ciência sem Fronteiras

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançou, novas chamadas públicas para atrair pesquisadores ao Brasil. Estão sendo ofertadas bolsas  nas modalidades Pesquisador Visitante Especial (PVE) e Atração de Jovens Talentos (BJT) pelo programa Ciência sem Fronteiras (Csf).

Serão contemplados os profissionais que desenvolvem projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e inovação e expandir a competitividade do país. Os projetos devem ser realizados nas áreas abrangidas do pelo CsF.

A finalidade das modalidades é a atração de cientistas renomados, líderes de grupos de pesquisa no exterior e jovens cientistas com destacada produção científica ou tecnológica para o Brasil. A duração da bolsa BJT varia entre 12 a 36 meses e da PVE é de dois a três anos, com permanência mínima no Brasil de pelo menos 30 dias e no máximo 90 dias a cada ano de projeto, em estadias contínuas ou não.

Todas as propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Proposta Online, a partir da data indicada no cronograma do regulamento. As propostas deverão ser encaminhadas necessariamente pelo pesquisador coordenador do projeto no Brasil que irá acompanhar o bolsista.



Fonte: Ascom do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com