segunda-feira, 4 de maio de 2015

Relações Exteriores aprova ampliação de convênio cinematográfico ibero-americano


A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou alterações ao convênio de integração cinematográfica ibero-americana.

A principal mudança foi incorporar a promoção audiovisual entre os objetivos do convênio, celebrado inicialmente em Caracas, Venezuela, em 1989. O protocolo de emenda com as alterações foi assinado em novembro de 2007 em Córdoba, Espanha.

Com as alterações, a Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas da Ibero-America (Caaci), órgão máximo do convênio, passa a ter capacidade para celebrar atos e contratos com países signatários, outros países e organizações internacionais. O acordo cria um conselho consultivo, formado por pelo menos três dos países membros para assessorar os trabalhos da conferência.

Integração

A mensagem presidencial contendo o acordo (MSC 371/14) recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). “A assinatura desse protocolo harmoniza-se com os objetivos de integração e desenvolvimento do setor audiovisual ibero-americano e de cooperação”, disse.

A conferência é formada pelas autoridades cinematográficas de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e, como observadores, Canadá e Costa Rica.

A Caaci se reúne anualmente para discutir meios para desenvolver culturalmente a região pelo cinema e audiovisual. Entre as atuações da conferência, está a criação e a gestão do Ibermedia, fundo financeiro para formação profissional e desenvolvimento de projetos audiovisuais, com cerca de 73 milhões de dólares em apoio a mais de 1800 projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com