segunda-feira, 4 de maio de 2015

Governo do Maranhão promove workshop sobre a redução da violência


O Governo do Estado promoverá, nesta semana, o workshop Estratégias de Monitoramento e Redução de Violência. O evento será realizado por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Open Society Foundations e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na terça (5) e quarta-feira (6), no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís.

Representantes de instituições nacionais e locais que trabalham com a temática, vão propor uma metodologia de monitoramento da violência e estratégias para o enfrentamento do problema, construída a partir das experiências apresentadas pelos participantes.

A abertura será as 8h30, com a presença do governador Flávio Dino, e dos secretários de Estado Francisco Gonçalves (Direitos Humanos e Participação Popular) e Jefferson Portela (Segurança Pública), além de representantes das instituições parceiras.

O secretário Francisco Gonçalves, destacou a importância da discussão. “Por meio do diálogo interinstitucional, o governo Flávio Dino propõe encontrar o equilíbrio entre segurança, justiça e direitos humanos. A ideia é, preservando a autonomia das entidades, sistematizar as experiências dos órgãos na área de monitoramento e instituir uma política pública para o enfrentamento da violência”, afirmou.

A programação inclui a presença de membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de órgãos públicos e de instituições da sociedade civil que trabalham com metodologias de monitoramento de violência.

O Workshop é resultado de diálogos, realizados em fevereiro deste ano, entre órgãos públicos, universidades e instituições da sociedade civil do Maranhão que trabalham com monitoramento de violência.

Contará, também, com a participação de profissionais e entidades de outros estados com experiência no monitoramento e enfrentamento da violência e no trabalho conjunto entre sociedade civil e poder público. Entre eles, estão representantes da Universidade Federal de Pernambuco e do governo do Distrito Federal (GDF).

Entre os temas a serem discutidos estão: “Um panorama da segurança pública: o caso brasileiro e as experiências de redução na América Latina” e “Por uma nova concepção de segurança pública: as experiências de Pernambuco e a construção no Distrito Federal”.

Serão apresentadas as experiências e propostas de monitoramento e redução da violência por entidades da sociedade civil como o Observatório da Violência, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a Agência de Notícias da Infância Matraca. Órgãos públicos também apresentarão seus conhecimentos, entre os quais a secretaria de Segurança Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e secretaria de Estado Extraordinária da Juventude.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira (5)

8h30 – Abertura – Governador Flávio Dino, Secretário Francisco Gonçalves, Secretário Jefferson Portela, Representantes da Open Society Foundations e Renato Sérgio Lima (FBSP)
9h30 – As experiências nos processos de monitoramento dos índices de violência a estratégias de redução de homicídios (parte 1)
- Um panorama da segurança pública: o caso brasileiro e as experiências de redução na América Latina
Participantes: Regina Miki (SENASP), Renato Sérgio Lima (FBSP) e João Trajano Sento-Sé
11h – Debates
11h40 – Encerramento
14h – As experiências nos processos de monitoramento dos índices de violência a estratégias de redução de homicídios (parte 2)
Por uma nova concepção de segurança pública: as experiências de PE e a construção no DF
Participantes: José Luiz Rantton (UFPE) e Isabel Figueiredo (GDF)
15h30 – Debates
16h10 – Intervalo
16h30 – Experiências e Propostas de Monitoramento e redução da Violência (parte 1)
– Observatório da Violência / SMDH / MATRACA
18h – Encerramento

Quarta-feira (6)

8h30 – Experiências e Propostas de Monitoramento e redução da Violência (parte 2)
– SSP / MPE / TJ / SEEJUV
10h30 – Intervalo
11h – Consolidação das propostas e encaminhamentos Finais
12h – Encerramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com