segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mais de 800 mulheres promovem a maior convenção da história do PMDB Mulher catarinense


Mais de 800 mulheres de todas as regiões do estado marcaram presença na Convenção Estadual do PMDB Mulher, na manhã deste domingo (26), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O auditório Antônieta de Barros ficou pequeno diante da mobilização peemedebista, que conduziu a deputada Ada De Luca à presidência do segmento feminino, em Santa Catarina. De acordo com o presidente estadual do PMDB, deputado Valdir Cobalchini, foi a maior convenção da história do segmento. “Apenas 1% das nossas 75 mil filiadas está aqui hoje, mas esse número já é suficiente para lotar a platéia. A força da mulher peemedebista é orgulho para todos nós”, disse.

Deputada estadual em seu terceiro mandato e com mais de 44 anos de vida partidária, Ada De Luca foi conduzida à presidência do segmento, que retoma suas atividades no estado com a participação de mulheres das 36 coordenadorias regionais da sigla, representantes de todos os deputados, senadores e do vice-governador. A executiva e o diretório foram eleitos por aclamação.  “Rebelde e determinada, qualidades das quais sempre me orgulhei, muito aprendi e muito sofri na época em que lugar de mulher era em casa. Mas eu, como muitas de vocês, preferi ir para a rua lutar pelos nossos direitos de filha, mulher e de cidadão deste País. Fui uma das primeiras filiadas do MDB de Criciúma e a primeira mulher eleita deputada estadual pelo PMDB. Agora temos o compromisso de estimular mais mulheres a se candidatarem e a formar um grande movimento para que com a nossa força sejam trilhadas novas conquistas para os catarinenses”, ressaltou.



O momento do PMDB catarinense, que realiza atividades semanalmente em todo o estado e fortalece seus segmentos incentivando a participação, principalmente, da mulher e do jovem foi destacado pelo deputado federal Mauro Mariani. “Não podemos deixar essa chama apagar. Porque vamos precisar dessa garra e determinação para os próximos desafios”, afirmou.
A deputada Dirce Heiderscheidt, que abriu mão da vice-presidência do segmento para indicar uma companheira do interior do estado, pediu a ampla mobilização das mulheres peemedebistas para garantir a efetiva participação do segmento nos projetos políticos de Santa Catarina. “Somente com mobilização vamos efetivamente contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse a deputada, que também é coordenadora da bancada feminina da Assembleia Legislativa.

Também presente, o ex-governador Paulo Afonso recebeu a homenagem do segmento à sua esposa Elianne Peressoni Vieira, que não pode estar presente, destacando sua importante contribuição para o PMDB Mulher e para ações públicas no estado, assim como de outras companheiras. O ex-governador lembrou a valorização que as mulheres tiveram durante seu governo, quando quatro foram secretárias de Estado.


Ainda, segundo o presidente do partido, Valdir Cobalchini, o grande desafio do PMDB é ampliar a representação dos segmentos, sendo que até 30 de julho a sigla deverá ter núcleos do PMDB Mulher e da JPMDB em todos os municípios. “Temos a meta de fortalecer o PMDB para 2016, sem esquecer que depois tem 2018. Não tem volta, é irreversível a candidatura própria ao Governo do Estado. Hoje nós estamos preparando o time e com certeza chegaremos aos embates eleitorais ainda mais fortes”, garantiu Cobalchini.

De acordo com o deputado, todos os finais de semana estão sento realizados eventos e mobilizações no estado.

HOMENAGENS: Durante o evento, as cinco ex-primeiras damas do partido, em nível estadual, e a suplente de senador, Odinéia Estefânia Marchetti (In Memorian), receberam homenagens do segmento. (Ex-primeiras damas: Ivete Appel da Silveira, Ivana Fretta Moreira (In Memorian), Ivone Maldaner, Mariza Lobo Campos, Elianne Vieira).

Ao todo, 16 peemedebistas passam a compor a nova executiva do PMDB Mulher e 71 o novo diretório. A vice-presidência do segmento ficou com Emanuela Wolff, de Jaraguá do Sul.

Também presentes os deputados estaduais Gean Loureiro e Moacir Sopelsa, a vice-presidente do PMDB Região Sul, Salva Valencio, prefeitas, vereadores e vereadoras, presidentes municipais, entre outras lideranças.



Fotos: Neiva Daltrozo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com