segunda-feira, 27 de abril de 2015

Governo do Maranhão promove debate sobre inclusão de jovens no mercado de trabalho


O Governo do Estado e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego promovem, na terça-feira (28), o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho do Maranhão. O evento terá a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias, que na ocasião apresentará as ações do Governo Federal que contemplam o Maranhão. O governador Flávio Dino estará presente na solenidade de abertura do Fórum e concederá entrevista coletiva junto com o ministro Manoel Dias.

O evento reunirá instituições formadoras, empregadoras, intermediadoras e fiscalizadoras que discutirão alternativas para a inclusão de jovens no mercado de trabalho com incentivo ao processo educacional, de forma a colaborar com os pilares de desenvolvimento do estado. O Fórum será um espaço de debate sobre o cumprimento da contratação de aprendizes, conforme disposto na CLT.

Durante a solenidade haverá um momento de homenagens às empresas que têm parcerias permanentes com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e com a Superintendência Regional do Trabalho na captação de jovens aprendizes. Também será feita uma homenagem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) como forma de incentivo às políticas inclusivas trabalhistas, que são um dos principais compromissos da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) no governo Flávio Dino.

O evento também contará com a participação da bancada federal, dos deputados estaduais, vereadores de São Luís e dos prefeitos das cidades que contem agência do Sine e das cidades que estão em processo de estudo de implantação. O principal objetivo do Fórum é unir forças e firmar parcerias, para fortalecer e incentivar todo o processo entre jovens e aprendizes no mercado de trabalho.

A plenária do Fórum será composta por várias instituições como CIEE, Fiema, Associação dos Jovens Empresários, Sebrae, Idesma, DPE, Sest/Senat e Faema/Senar. Durante esta terça e quarta-feira (29) será dado início a um processo que será desenvolvido permanente para tratar da inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Nestes dois dias, serão realizadas diversas palestras e oficinas abertas ao público e com emissão de certificados.

Além da Setres, outros órgãos estaduais estão envolvidos no processo de contribuição para o Fórum como as secretarias estaduais de Juventude, Indústria e Comércio e Direitos Humanos e Políticas Públicas. Na abertura do evento também estarão presentes o secretário da Setres, Julião Amin, e o superintendente regional do Ministério do Trabalho, Silvio Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com