sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aluna deficiente visual de escola estadual é aprovada na Ufma

A estudante deficiente visual, Saray Beatriz de Jesus Santos da Silva, do Centro de Ensino Humberto de Campos, escola da rede pública estadual, localizada no Bairro Fátima, em São Luís, foi aprovada para cursar a graduação de Turismo na Universidade Federal do Maranhão pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

"Ser deficiente visual nunca foi obstáculo para mim. Quando passei a ser tratada normalmente na escola, me senti mais a vontade e confiante. Claro que a dedicação é fundamental. Quando você quer você consegue", revelou Saray Beatriz.


A aluna que estuda desde a 5ª série na rede estadual teve sua inclusão escolar fortalecida por meio da tecnologia Mecdaisy, desenvolvido pelo Ministério da Educação (Mec) que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. No Maranhão, o programa é executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Segundo a mãe da aluna, Rubenita de Jesus Maria dos Santos, o acompanhamento dos pais aos filhos na escola é fundamental. "Estou muito feliz. Agradeço em primeiro lugar a Deus. Sem Ele minha filha não teria subido esse degrau. É fundamental que os pais estejam em constante acompanhamento aos filhos. Sempre estava na escola perguntando aos professores sobre o desempenho de Saray", ressaltou.

Para a gestora geral da escola Humberto de Campos, Evanir Braz Torres, a formação oferecida pela Seduc para professores que trabalham alunos com deficiência visual é muito importante. "A formação que a secretaria oferece aos professores é muito importante. O profissional da educação, que é capacitado na inclusão desses alunos, tem um olhar diferenciado. O gestor deve sensibilizar a escola inteira para trabalhar com educação inclusiva", enfatizou.

"A saray é uma vencedora. Tenho muito orgulho dela. Ela teve foco. Foi um exemplo de superação mesmo com suas fragilidades. Ela demonstrou que independente de qualquer coisa nós estudantes podemos avançar rumo ao sucesso", disse emocionado, o colega de classe, Rodrigo Nascimento.

Mecdaisy - Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito. O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise, faça comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com