domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Liberdade canta o Encantamento do Rei Dom Sebastião


Um dos blocos mais antigos em atividade do bairro da Liberdade prepara-se em grande estilo para o carnaval de 2014. É o bloco Os Reis da Liberdade que desfilará na passarela do Samba o Tema: “O Encantamento do Rei Dom Sebastião”. A agremiação pretende encantar jurados e todos os demais presentes na passarela do samba contado e cantando essa temerária saga lendária bastante conhecida em São Luís. O tema é de Brasa Santana e Itamilson Lima e a fantasia assinada pelo carnavalesco Falberth Lima. O samba-tema de autoria de Gilvan Mocidade, será interpretado pelo próprio autor.



Dom Sebastião foi um Rei em Portugal que desapareceu em 1578, na Batalha Alcácer Quibir, conflito decisivo na Guerra do Marrocos, ocasião na qual o exército português fora praticamente dizimado pelos inimigos. Com a ausência do soberano português, a coroa lusitana passou ao domínio espanhol, em razão da falta de herdeiros mais próximos, período que ficou conhecido na história como União Ibérica (1580 a 1640).


Na famosa praia dos Lençóis, no arquipélago de Mauá, no município de Cururupu, Litoral ocidental maranhense. Segundo o mito, o grande rei que vive em um Palácio de Cristal, nas profundezas do mar, aparece vez em quando, vagando pela imensidão de areia, em noites de Lua Cheia, na forma de um Touro Negro. O soberano encantado traz consigo uma reluzente estrela de ouro encravada no meio de sua testa. No dia em que a estrela da testa do Touro for atingida, o encanto maligno que transformou o Rei em animal, se desfaz e ele emergirá do interior do oceano fazendo São Luís desaparecer sob a fúria das águas revoltas.


É nesse clima de encanto e magia, que o Bloco Tradicional “Os Reis da Liberdade”. Abusando de sua força rítmica advinda da perfeita integração entre retinta e tambor e da riqueza e nobreza de suas fantasias, o Bloco Tradicional Os Reis da Liberdade entrará na passarela do samba para alegrar os foliões ludovicenses. Fazendo um desfile leve, livre e contemplativo embalado pela energia de seus brincantes, pela força de sua batucada e pelo sonho de um dia ver todos os maranhenses verdadeiros Reis de suas Liberdades.


Fundado no dia 25 de abril de 1986 pelos ex-componentes dos Velhinhos Transviados Ivaldo Santana da Silva (Brasa), Flávio Araújo e Denilton Pacheco Rua Corrêa de Araújo, s/n, na calçada ao lado do Colégio Estado do Pará em um dos bairros de grande tradição cultural que é a liberdade.

O bloco logo transformou-se em uma entidade cultural prestadora de serviços assistências à educação, cultura, saúde, desporto e lazer para a comunidade.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com