segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estado e municípios se unem em prol da educação do Maranhão


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promoverá, nesta terça-feira (28), o IV Seminário Educacional de Integração Estado e Municípios. O evento será realizado no auditório Paulo Freire, localizado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O evento tem como objetivo mobilizar, planejar e alinhar as políticas públicas educacionais tendo em vista a elaboração ou adequação dos planos decenais de educação dos sistemas municipais do estado do Maranhão.

O seminário contará com a presença do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/Mec), Binho Marques, e do diretor de Cooperação e Planos de Educação (Dicope/Mec), Geraldo Grossi, que discutirão a importância do alinhamento entre os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação na construção do Sistema Nacional de Educação.

O evento, ainda, terá palestra do assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Ubirajara Augusto, que falará sobre a Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Além das palestras durante o Seminário, técnicos da Seduc ficarão à disposição dos prefeitos e secretários Municipais para prestar esclarecimentos sobre diversos Programas/Projetos/Ações de interesse dos Municípios.

Pacto Nacional - Durante o seminário será lançado oficialmente o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Instituído no estado pela portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Pacto tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino, nas áreas urbanas e rurais.

As inscrições dos referidos profissionais serão realizadas pelos gestores das escolas, no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), a partir deste mês.

Programação

8h – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Mesa Redonda: A Instituição do Sistema Nacional de Educação: a importância do alinhamento dos Planos Estaduais e Municipais de Educação ao Plano Nacional de Educação.
Participantes: Binho Marques (secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino/Mec); Pedro Fernandes Ribeiro (secretário de Estado de Educação); Elaine Peixoto (presidente da Undime/MA) e Leuzinete Pereira da Silva (secretária-adjunta de Ensino /Seduc).

12h – Almoço

13h30 – Painel: “Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Portal ODM e Agenda de Compromissos”
Expositor: Ubirajara Augusto (assessor da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República)

14h – Painel: “Programas de Correção de Fluxo: Relevância, Avanços e Desafios no Maranhão”
Expositora: Ana Karolina Salomão (supervisora de Programas Especiais da Seduc)

14h30 – Painel: “+ Ensino: Programa de Melhoria da Qualidade de Ensino”
Expositora: Carla Véras (coordenadora Gerencial do Programa/Seduc)

15h – Painel: “Diretrizes Curriculares da Rede Estadual de Ensino”
Expositora: Conceição Lisboa Andrade (supervisora de Currículo/Seduc)

15h30 – Painel: “Relatório de Inconsistência do Censo Escolar”
Expositora: Graça Léda (superintendente de Estatística e coordenadora Estadual do Censo Escolar/Seduc)

16h – Mesa Redonda: “Informes sobre Programas Federais”
Participantes: Elaine Peixoto (presidente da Undime/MA); Ana Gabriela Borges (superintendente dos Programas de Transferência e Complementação de Renda e Coord. Estadual do Programa Bolsa família); LuciléaR. Ferreira (coordenadora Estadual do PDE Escola); Tatiana Rocha Cruz (técnica do Programa Brasil Alfabetizado); Maria do Monte Serrate Arnaud Prazeres (supervisora de Educação de Jovens e Adultos/Seduc); Conceição Moura e Dourivan Câmara (coordenadoras Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/Ufma); Vera Lúcia Gonçalves Pires (supervisora de Avaliação Educacional/Seduc)

16h40 – Relato de Experiência: “Projeto Banco do Saber”
Expositor: Joaquim Sousa Neto (secretário Municipal de Rosário)

17h – Reunião da Undime com os secretários Municipais de Educação

18h – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog. Os comentários anônimos não serão liberados. Envie sugestões e informações para: henriquemachadoma@gmail.com